Quando o imposto é zero
Sabe quando o supermercado divulga uma promoção do tipo 50% de desconto e você desconfia? E quando diz que não vai cobrar o imposto sobre os produtos comprados?
Aqui é verdade!!! Dá uma olhada no meu cupom (cupão):

Eu iria pagar quase 90 euros pela compra. Mas economizei mais de 22 euros! Isso porque o supermercado estava com a campanha de IVA zero naquele fim de semana. IVA é o Imposto sobre Valor Acrescentado, o imposto geral sobre o consumo que incide sobre transmissões de bens, prestações de serviços, aquisições intracomunitárias e importações. É um imposto plurifásico, liquidado em todas as fases do circuito econômico, desde o produtor até o varejista (retalhista). Normalmente a taxa cobrada é de 23%, mas são aplicadas taxas reduzidas nos valores de 6% e 13% em alguns produtos, importações, prestações de serviços...
Nos bens de primeira necessidade como produtos alimentares incide a taxa de 6%. No meu cupão aparece tudo discriminado:

Veja que nas frutas, legumes, produtos lácteos e até lenço umedecido (humedecido) foi cobrado imposto de 6%. Mas no desodorante, jarro de vidro, copos descartáveis a taxa foi de 23%. Acho justo. E o melhor é que todos esses valores vêm descritos nas notas de compras.
Agora, na hora de pagar, acredita que o caixa me perguntou se eu queria que o imposto fosse descontado? Fiz cara de espanto e respondi: claro! Mas porquê me perguntas? E ele respondeu que era obrigado a perguntar e informar sobre o desconto!
Eu fiquei muito feliz por realmente poupar dinheiro nessa compra! Quem não? E, como em vários supermercados daqui, esse oferece um cartão fidelidade que deve ser apresentado no caixa. Assim você acumula pontos, por exemplo, para trocar por combustível. Em outra rede você acumula euros e até ganha desconto de 10% que, numa próxima compra, pode abater do total. E ainda, ao abastecer seu carro e mostrar o cartão do supermercado, o valor se reverte em desconto no pagamento.
Olha, isso sim é economia, poupança de verdade!
